Recolha Porta-a-Porta arranca na Freguesia de Infias
Projeto de recolha Porta-a-Porta atinge 50% do Município, com arranque na Freguesia de Infias.
Depois dos projetos bem-sucedidos, no Bairro das Capelas, na Freguesia da Muxagata, na Vila de Fornos de Algodres e, mais recentemente, na Freguesia de Figueiró da Granja, é altura de alargar o serviço de recolha de resíduos orgânicos e recicláveis à Freguesia de Infias.
Desde o início que o objetivo principal é a implementação do projeto em todo o concelho, sendo que nesta fase e após os resultados positivos obtidos nos projetos anteriores, a decisão foi lançar o projeto na freguesia de Infias. Uma freguesia bastante próxima da Vila de Fornos de Algodres e onde vive bastante população. Com a experiência que trazemos destes meses, após a prova de conceito, sentimo-nos capazes e preparados para tal tarefa.
Já estivemos no terreno a informar, entregar os baldes de 10 litros e a sensibilizar a população para esta temática, num contacto direto Porta-a-Porta, de forma que a 1 de abril de 2025 possamos dar início à recolha e ao processamento dos resíduos.
A recolha-a-porta vai ser efetuada duas vezes por semana, às terças-feiras e às sextas-feiras.
Além da recolha de Biorresíduos, os moradores da Vila de Fornos de Algodres também podem beneficiar da recolha de resíduos recicláveis, se necessário.
Após a recolha, os resíduos orgânicos são enviados para uma estação de tratamento, onde são submetidos a um processo de decomposição, dando origem a um composto orgânico que pode ser utilizado nos solos agrícolas ou produção de biogás.
A seu tempo, de forma faseada e cuidadosamente planeada, alargaremos às restantes freguesias. É esse o nosso propósito, levar a todos este projeto. Porque mais vale devagar e bem do que depressa e mal.
Quem ainda não recebeu o seu equipamento para ajudar na separação dos resíduos orgânicos, por alguma razão, pode entrar em contacto com o Município para receber o seu balde de compostagem.
O projeto de recolha Porta-a-Porta de resíduos orgânicos e recicláveis, tem um claro enquadramento no Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) da Estratégia Municipal do Ambiente 2022-2025 (EMA), documento estratégico elaborado pelo executivo do Município de Fornos de Algodres e aprovado em Assembleia Municipal no dia 30/12/2021, que apresenta de forma integrada, as linhas orientadoras da estratégia do Município para a área do Ambiente no concelho de Fornos de Algodres, de 2022 a 2025.
Este projeto enquadra-se e contribui diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}; 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis} e 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}.
Seja Consciente. Pense no Ambiente.
Vídeo Promocional: