Recolha Seletiva de Têxteis – Balanço 2022

Cada munícipe contribui com 1,33 kgs, para a recolha seletiva de têxteis no concelho de Fornos de Algodres.

Da parceria com a H. Sarah Trading, durante o ano de 2022, foram encaminhados 6.65 toneladas de têxteis, nos vários pontos de receção, disponibilizados para o efeito, no concelho de Fornos de Algodres. Comparando com o ano de referência de 2019, onde haviam sido recolhidas 2,53 toneladas, estamos a falar de um aumento de 162%. De realçar que, do total recolhido durante 2022, quase 4,04 toneladas foram reutilizadas/doadas e 2,62 toneladas foram recicladas.

Com a ajuda de todos vós, evitámos a emissão de 23,91 toneladas de CO2 e, desviámos 5,75 toneladas de irem parar a um aterro (sendo que a maior parte foi reutilizada/doada). Isto faz com que cada munícipe tenha contribuído, em média, com 1,33 kgs, para a recolha seletiva de têxteis, no concelho.

Do nada, crescemos imenso nesta área e orgulhamo-nos dos números apresentados, que são sintoma de consciência ambiental e social da comunidade. Ainda assim, a nossa ambição e a certeza que temos da vertente solidária e cada vez maior consciência ambiental das nossas gentes, leva-nos a pensar que, juntos, podemos fazer ainda mais.

Isto porque relativamente ao ano de 2021, assistimos a uma tendência de estabilização dos números, com um crescimento dos mesmos, mas residual. Há que estudar o sistema e perceber como o potenciar.

Esta ação inserida no Projeto Economia Circular e Biorresíduos (P07), do Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, irá contribuir diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}.

Um bem haja a todos!

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Recolha Seletiva de Têxteis - Balanço 2022
ODS11ODS12