Recolha Seletiva de Têxteis – Balanço 2023

Com o contributo de todos, evitámos a emissão de 12.83 toneladas de CO2 e desviámos 3.09 toneladas de irem parar a um aterro.

Da parceria com a H. Sarah Trading, durante o ano de 2023, foram recolhidas e encaminhadas 3.565 toneladas de têxteis, no concelho de Fornos de Algodres. Do total recolhido durante 2023, quase 2.17 toneladas foram reutilizadas/doadas e 0.91 toneladas foram recicladas.

Com o contributo de todos, evitámos a emissão de 12.83 toneladas de CO2 e desviámos 3.09 toneladas de irem parar a um aterro. Isto faz com que cada munícipe tenha contribuído, em média, com 0.71 kg/hab.ano, para a recolha seletiva de têxteis, no concelho.

Temos crescido bastante nesta área, sintoma de consciência social e ambiental da comunidade. Ainda assim, notamos um decréscimo relativamente ao ano de 2022, o que não deixa de nos preocupar e que, perante a certeza que temos da vertente solidária e cada vez maior consciência ambiental das nossas gentes, faz-nos pensar como potenciar mais o sistema.

Queremos e vamos trabalhar para que 2024 volte a ser um ano de crescimento, nesta área. Podem contar connosco, assim como nós continuamos a contar com todos vós, na construção de um futuro solidário, inclusivo e cada vez mais sustentável.

Vamos a isto?

Esta ação inserida no Projeto Economia Circular e Biorresíduos (P07), do Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, irá contribuir diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS12ODS11