Relatório Ambiental 2020

Foi apresentado para conhecimento na reunião de câmara ordinária do dia 26/03/2021, o relatório ambiental com as várias ações e investimentos realizados pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, no ano de 2020, relativas às ações temáticas da potenciação das Alterações Climáticas (eixo1), Água e Saneamento (eixo 2), Economia Circular (eixo 3), Educação Ambiental (eixo 4), Resíduos Urbanos (eixo 5) e do Espaço Natureza (eixo 6).

Estes 6 eixos, apesar de serem analisados no relatório separadamente, devem ser analisadas como interligados e complementares, tanto na sua componente de formação e sensibilização, como na sua questão prática e de implementação.

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres pretende divulgar e dar a conhecer o património natural, sensibilizar para a importância da sua valorização, trabalhar para uma sociedade mais justa, inclusiva e de baixo carbono e eficiente na utilização dos seus recursos, que conjugue a equidade entre gerações, a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento económico.

Apesar da pandemia COVID-19, todas as atividades desenvolvidas no ano de 2020, foram direcionadas, direta ou indiretamente, à comunidade e personalizadas para cada público-alvo, tendo como objetivo principal alertar para a necessidade da sustentabilidade ambiental e para a preservação do nosso património natural.

Desta forma, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres tem como visão promover, junto dos seus munícipes uma progressiva educação e aquisição de competências e saberes que, lhes ofereça uma nova interpretação do mundo e de como a nossa presença nele deverá seguir certos hábitos e atitudes mais eco-responsáveis.

A concretização das ações privilegia um trabalho temático e transversal ajudando localmente Portugal a atingir os compromissos, nacionais e internacionais assumidos no domínio da sustentabilidade, dos quais se destaca o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, na qual a Câmara Municipal é Parceira.

Eco-Evento - Festa Nossa Senhora da Graça 2019