Requalificação do Antigo Jardim de Infância de Infias para Construção de Creche

O Município de Fornos de Algodres, representado pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Fonseca, assinou no dia 15 de maio de 2023, na presença da Sr.ª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr.ª Ana Mendes Godinho, o contrato de comparticipação financeira no valor de 109 500 € para a construção de uma Creche, com capacidade para 30 crianças.

O projeto que mereceu parecer positivo dos parceiros sociais locais no âmbito do Conselho Local de Ação Social, tem como objetivo requalificar o Antigo Jardim de Infância de Infias, convertendo-o em creche, de modo a acolher 30 crianças dos 0 aos 3 anos, durante o período de impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a guarda de facto. Com o alargamento desta resposta social aumenta-se a rede de respostas à infância no concelho, sendo este um fator crítico de sucesso para a fixação de jovens, bem como, para o aumento da natalidade e promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

O projeto é financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente do Concurso n.º 04-C03-I01-2022 – Programa de Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais/Investimento RE-C03-I01 – Nova Geração de equipamentos e Respostas Sociais.

Esta ação contribui diretamente para os ODS 4 {Educação de qualidade}, ODS 10 {Reduzir as desigualdades} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

ODS17ODS04ODS10