Resíduos Orgânicos com Valor – Ilha de Compostagem no Bairro das Capelas

No âmbito do projeto “Resíduos Orgânicos com Valor”, uma iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental em colaboração com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), foi implementada com sucesso uma ilha de compostagem no Município de Fornos de Algodres, mais especificamente no Bairro das Capelas. Esta medida representa um importante passo em direção à gestão sustentável dos resíduos orgânicos na região.

Este equipamento adjudicado (com montagem) à empresa FLOEMA por um montante igual a 9.436,22 € + iva, foi especialmente projetado para receber e processar os resíduos orgânicos produzidos nas residências desta área, transformando estes biorresíduos em composto de alta qualidade. Este processo será cuidadosamente monitorizado, de forma a serem garantidas as condições ideias para a compostagem e a minimização de problemas e constrangimentos associados a decomposição dos resíduos orgânicos.

Os habitantes do Bairro das Capelas (Fornos de Algodres) que pretendam aderir a este projeto, vão ter acesso a um workshop de capacitação para a separação dos resíduos na origem e, ser-lhes-á entregue um balde apropriado para a separação dos resíduos orgânicos.

Após a colocação dos resíduos orgânicos no compostor, o composto produzido será utilizado como fertilizante natural nos jardins municipais.

Esta atividade, inserida no projeto “Resíduos Orgânicos com Valor”, visa ter um impacto significativo na promoção de práticas sustentáveis de gestão de resíduos em Fornos de Algodres, promovendo a minimização do envio de biorresíduos para aterro.

Além desta atividade, o projeto contempla a realização de ações de sensibilização da população para a importância da separação adequada dos resíduos e da sua valorização, tais como workshops, campanhas nas redes sociais e portal institucional do município, colocação de outdoors e criação de um vídeo educativo.

O projeto “Resíduos Orgânicos com Valor” visa incentivar a concretização de ações locais que contribuam para a construção de um futuro mais sustentável, através da redução da quantidade de resíduos enviados para aterro, da valorização dos recursos naturais e a promoção de uma economia circular.

Caso pretenda participar neste projeto entre em contacto com o Município, através do email ambiente@cm-fornosdealgodres.pt ou através do número 271 700 060.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS12ODS11