Resíduos Sólidos Urbanos – Balanço 2023

Cada habitante do concelho de Fornos de Algodres produziu 343 kg por ano, tendo sido alcançada uma redução de 2 kg habitante/ano, face a 2022.

Em 2023 foram produzidas 1.511 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), uma diminuição de 1% (menos 10 toneladas), face ao ano de 2022. Estes dados foram obtidos através da monitorização digital mensal, feita pela entidade RESIESTRELA, em articulação com o Municipio de Fornos de Algodres.

Nos últimos anos foram várias as ações de sensibilização efetuadas junto de diferentes públicos-alvo. Em conjugação, procedemos a alterações da metodologia de recolha, anteriormente estabelecida. Em 2022, foi possível efetuar a renovação de 28 novos contentores (com pedal) de Resíduos Sólidos Urbanos. Em 2023, lançamos o projeto-piloto de compostagem. Trabalhamos, sempre, com o intuito de melhorar e consolidar o sistema.

E o trabalho, apesar do caminho já percorrido, não está feito. Pelo contrário! Temos de ter consciência que levar a sério a questão dos resíduos, prevenindo ao máximo a sua produção, é proteger, preservar e melhorar a qualidade do ambiente e proteger a saúde humana. Pela nossa parte, continuaremos a investir, dentro das nossas possibilidades, na melhoria do sistema. Mas, também, os munícipes precisam fazer um esforço para produzirem menos resíduos sólidos urbanos e reciclarem cada vez mais.

Pelo nosso futuro, pelo futuro dos nossos filhos, pelo futuro do nosso território.

Este projeto contribuir diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS12ODS11