Seminário Ambiental 2022
A educação ambiental é uma das apostas fortes do Municipio de Forno de Algodres, tendo como objetivo a transmissão do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. Nesse sentido, na passada sexta-feira, 25 de novembro de 2022, regressou o Seminário Ambiental de Fornos de Algodres, após interregno forçado pela situação pandémica.
Como, cada vez mais, o Município de Fornos de Algodres pretende envolver os jovens locais neste tipo de eventos, desta vez optou-se por realizar o Seminário Ambiental na Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres e com vocação assumida e direcionada particularmente para essa comunidade escolar. De tal forma que se decidiu convidar uma turma do 12º ano a fazer parte do painel orador.
A abertura do Seminário esteve a cargo do diretor do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, Prof. Marco Fernandes, e do Engº Bruno Costa, em representação do Município. Ambos relevaram a importância da realização deste tipo de eventos, em ambiente escolar.
Como oradores, iniciámos o seminário ambiental com a turma do 12º B, que apresentou um trabalho sobre a EBIO da Ribeira da Muxagata, numa perspectiva de potenciação e desenvolvimento do turismo em espaço rural, no nosso território.
A Associação Guardiões da Serra apresentou-nos o tema “Como ajudar a Serra da Estrela a recuperar as suas florestas originais – os carvalhais autóctones”, de vital importância, particularmente após os fogos devastadores, que lavraram em pleno parque natural, este ano.
O Geoparque Estrela trouxe a painel “A educação como motor da preservação ambiental e patrimonial”, temática totalmente sincronizada não só com o público-alvo mas também com o objectivo que temos, enquanto Município, ao realizar este tipo de eventos.
O CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, com quem o Município tem um frutuoso protocolo de colaboração, precisamente na área ambiental, há um par de anos, versou sobre a “Educação ambiental e observação de biodiversidade em Fornos de Algodres”, falando um pouco do trabalho feito e de eventuais próximos passos, em termos de potenciação do território.
A fechar, o Município apresentou uma nova plataforma digital, associada ao portal do ambiente e direcionada para a observação de aves, assim consolidando o trabalho já efectuado nesta área e pretendendo, agora, abrir espaço à ciência cidadã e à participação de todos na inventariação e catalogação.
O encerramento do seminário ambiental ficou a cargo do vice-presidente do Município, Dr. Alexandre Lote, que vincou a importância da temática ambiental, numa lógica de potenciação e desenvolvimento sustentável do concelho, como alicerce de criação de novas oportunidades e fixação de gentes. E garantiu a firme disposição do executivo, ao nível de políticas públicas, na persecução desses objetivos.
Ainda associado ao Seminário Ambiental – e para fechar com chave de ouro – foi exibido o filme “Montado – o bosque do lince ibérico”, uma produção luso-espanhola de enormíssima qualidade.
Este atividade inserida no Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6), do projeto Ambiental “Educa+” (P12) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 contribuiu diretamente para os ODS n.º 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}; 15 {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as floretas, combater a desertificação, travar ereverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.
Seja Consciente, Pense no Ambiente.