Seminário Ambiental 2023 – Cartaz

Inserido na Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, com o apoio do Projeto Eco-Escolas e do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, este ano o Seminário Ambiental – que será realizado a 24/11/2023, no auditório AEFA – vai versar precisamente sobre a temática dos Biorresíduos.

O Município de Fornos de Algodres tem apostado, de forma consistente, na persecusão de políticas ambientais sustentáveis e, no que se refere aos biorresíduos, temos vindo a trabalhar para mitigar a o seu impacto, através de acções concretas. A última das quais – e da qual muito nos orgulhamos – é o lançamento do projecto-piloto de tratamento de resíduos domésticos e compostagem.

É por isso que não podíamos deixar de nos associar a esta inicviativa da União Europeia e interligá-la com o Seminário Ambiental, deste ano. Assumidamente, voltamos a realizar o Seminário, na Escola Secundária e Básica de Fornos de Algodres, tendo como público alvo e preferencial os nossos jovens, que sempre vimos e continuaremos a ver como principais atores e potenciadores de uma mudança, cada vez maior, de paradigma e consciencialização, na procura de um futuro mais sustentável.

Ainda assim – e como não podia deixar de ser – toda a sociedade cívil está convidada a participar e fazer, também ela, parte integrante da mudança.

Este atividade inserida no Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6), do projeto Ambiental “Educa+” (P12) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 contribui diretamente para os ODS n.º 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}; 15 {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as floretas, combater a desertificação, travar ereverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS13ODS15ODS12ODS17