Toalhetes de papel eliminados das cantinas escolares em Fornos de Algodres

Com o objetivo de introdução de medidas para a prevenção e redução da produção de resíduos a fim de proteger, preservar e melhorar a qualidade do ambiente, foi implementado (fevereiro de 2022) nas cantinas escolares que as refeições passem a ser servidas apenas nos tabuleiros, sem que estes levem os habituais toalhetes, em papel.

Esta é apenas mais uma, das várias, medidas que a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, em articulação com a Direção do Agrupamento de Escolas e o projeto EcoEscolas, tem vindo a implementar na área da sustentabilidade ambiental, com o objetivo de preservar recursos e reduzir o desperdício. Para além da prevista redução de cerca de 200 kg de papel que se não se gasta, anualmente, com esta medida, poupa-se igualmente nos recursos do município.

É igualmente importante frisar que esta medida em nada afeta as condições de higiene, uma vez que os tabuleiros são higienizados a cada utilização, como já anteriormente se fazia.

Porque o caminho se faz caminhando, é passo a passo que vamos e continuaremos a ir, pondo em prática ações que visem a sustentabilidade do nosso território, combatendo desperdícios de recursos, ao mesmo tempo que trabalhamos na consciencialização da nossa população – em particular dos mais jovens, de quem depende o nosso futuro – para a importância da área ambiental.

Esta ação está inserido no Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3), da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, aprovada em Assembleia Municipal em 30/12/2021, contribuindo diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

Sustentabilidade Ambiental
ODS12ODS11