Universidade de Aveiro Explora a Biodiversidade de Fornos de Algodres

Estudantes da Universidade de Aveiro visitaram, uma vez mais, Fornos de Algodres para observação de aves.

No fim-de-semana 20 de novembro e 1 de dezembro 2024, o concelho de Fornos de Algodres recebeu mais uma visita de uma turma da cadeira de Ornitologia da Universidade de Aveiro, em parceria com o CERVAS e o Prof. António Luís.

Este grupo, com mais de 20 pessoas composto por estudantes universitários e especialistas em biologia, realizou diversas saídas de campo que percorreram locais como a Estação da Biodiversidade da Ribeira da Muxagata (nas freguesias de Muxagata e Figueiró da Granja), Maceira, Furtado, Matança, Queiriz e Vila Ruiva.

Durante as atividades, focadas na observação e identificação de aves, foi possível adicionar uma nova espécie à lista do concelho: a Narceja, elevando o total para 141 espécies registadas.

Os objetivos destas atividades é sensibilizar a importância da preservação da biodiversidade local, proporcionar experiências práticas de observação e identificação de aves no campo, divulgar o património natural da região, promovendo o conhecimento sobre a riqueza ecológica do território e potenciar a economia local através da receção de visitantes e turismo científico.

Um agradecimento especial ao CERVAS, à Universidade de Aveiro, e ao Hostel Entryfik, que acolheu o grupo e contribuiu para o sucesso deste fim de semana dedicado à ciência e à natureza.

Esta ação inserida no Projeto Ambiental “Educa+” (P12), do Projeto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (P13) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 contribui diretamente para os ODS n.º 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}; 15 {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as floretas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS15ODS17ODS13