VII Jornadas de Etnobotânica e IV Fim-de-Semana da Urtiga

No passado fim-de-semana(2 e 3 de Junho de 2012) a Confraria da Urtiga e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres levaram a efeito a IV Edição do “Fim-de-Semana da Urtiga” e VII Edição das “Jornadas de Etnobotânica” no intuito de promover o património natural e cultural e divulgar os produtos locais e a gastronomia regional, dando particular enfoque à URTIGA.
O dia começou com a tradicional caminhada apelando a um olhar diferente sobre a natureza, estimulando assim à descoberta de uma planta, que embora sendo comum na nossa paisagem e, aparentemente indesejável, é uma das mais ricas plantas medicinais e nutricionais, com múltiplas utilizações e recursos.
Em alguns países da Europa, como em França, a Urtiga conquistou recentemente o estatuto de “Fada da resistência”, tornando-se símbolo de lutas dos agricultpores pela defesa de produtos e de soluções naturais (como o chorume de urtiga), não tóxicos para o ambiente.
A sobressaír o “verde urticante” no belo piquenique partilhado na Serra da Esgalhada…bastante apelativo e saboroso!
Entre as várias palestras alusivas a esta temática e o vasto programa cultural e musical, há que não esquecer o concurso gastronómico de iguarias à base de urtiga, que vai fazendo jus às potencialidades desta planta.
Já no dia 3 a salientar a IV cerimónia de Entronização de quatro novos Confrades na Confraria da Urtiga, seguindo-se a benção dos estandartes e o almoço de confraternização das Confrarias que nos congratularam com a sua presença.
Quem verdadeiramente conhece a URTIGA, reconhece nela um tesouro que, uma vez tocado, jamais nos sai da memória…

Salvé Urticae Collegium!

Viva a Confraria da Urtiga!