Visita à EBIO da Ribeira da Muxagata
Integrado no projeto “ECMA – Environment Change Makers Academy” – um intercâmbio juvenil, sobre a temática da sustentabilidade e combate às alterações climáticas – ao qual o Município de Fornos de Algodres se associou e através do qual recebeu, entre 14 e 21 de março, 42 jovens de 7 diferentes países, foi realizada, no domingo 21/03/2022, uma saída para observação de aves.
Andámos pelo vale da Ribeira da Muxagata e demos a conhecer a nossa Estação de Biodiversidade (EBIO) aí situada, que se coaduna perfeitamente com o objeto do projeto em questão. A saída, guiada pelo especialista Ricardo Brandão, do CERVAS, permitiu identificar cerca de 40 espécies diferentes de aves, ao mesmo tempo que deu a conhecer uma das áreas mais interessantes, ao nível da biodiversidade, que temos no concelho.
É sempre um prazer receber este tipo de projetos e dar a conhecer o nosso território e as suas enormes potencialidades, em termos de património natural.
Esta atividade está inserida na Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, especificamente no Projeto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (P14), do Projeto Municipal de Educação Ambiental e contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 15 {Proteger a Natureza} e n.º 17 {Parcerias para a implementação dos objetivos}.
Um agradecimento especial ao Ricardo Brandão e ao Luís Novo.
Obrigado, bem-hajam e até à próxima!
Fornos é Natureza.
Seja Consciente, Pense no Ambiente.