Visitas guiadas em Fornos de Algodres em colaboração com a Fundação Inatel

O Município de Fornos de Algodres, em parceria com a Fundação Inatel, continua a organizar visitas guiadas para destacar a história e o património local no Centro Interpretativo de Fornos de Algodres (CIFA)”

O Município de Fornos de Algodres, através do Centro Interpretativo de Fornos de Algodres (CIFA) e em colaboração com a Fundação Inatel, organizou entre janeiro e outubro de 2024 visitas guiadas com o objetivo de divulgar e preservar o património histórico e cultural do concelho.

Durante este período, o Centro Interpretativo de Fornos de Algodres (CIFA) acolheu 7 grupos para visita por parte da Fundação Inatel, totalizando 300 participantes.

O principal objetivo da atividade foi apresentar o património de Fornos de Algodres, envolvendo tanto a comunidade local quanto os visitantes. As visitas ocorreram no Centro Interpretativo de Fornos de Algodres (CIFA) e no centro histórico da Vila de Fornos de Algodres, proporcionando uma imersão cultural aos participantes.

A experiência começou com a exibição de um filme sobre o território e património local, seguido de uma visita guiada à sala museológica do Centro Interpretativo de Fornos de Algodres (CIFA). Posteriormente, os grupos exploraram o centro histórico da Vila, onde lhes foi contada a história da formação do concelho, a influência de famílias nobres que ali residiram e a contribuição de figuras locais para a história nacional.

 O sucesso desta colaboração demonstra a relevância do Centro Interpretativo de Fornos de Algodres (CIFA) como promotor cultural e educativo e na promoção histórica da região. A crescente procura por estas visitas guiadas evidencia o interesse do público em conhecer e valorizar o património local, consolidando o CIFA como uma referência na preservação e divulgação da história do concelho.

Esta ação está inserida nos Projeto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (P13), do Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, contribuindo para os ODS n.º11   {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e 04  {Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos} .

ODS11ODS04