XI Festival de Sopas da Serra da Estrela

Sopas de Urtigas venceu XI Festival de Sopas da Serra da Estrela.
A Sopa de Urtigas à Moda da Confraria, confeccionada pela Confraria da Urtiga, de Fornos de Algodres, convenceu o júri e foi eleita a melhor sopa do XI Festival de Sopas da Serra da Estrela, que decorreu no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio, no concelho de Gouveia, no passado fim-de-semana.

A concurso estiveram 27 sopas, confeccionadas no local e apreciadas por uma multidão que, todos os anos, por alturas de S. Martinho, marca presença no evento que promove e divulga a gastronomia da Serra da Estrela.

Na categoria de Sopa de Castanhas, o Agrupamento de Escolas de Gouveia ganhou o primeiro lugar com a Sopa de Castanhas com Espinhaços. A Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres, com Canja de Galinha Campestre, arrecadou o prémio de melhor sopa na categoria de Outras Sopas. A melhor sopa dos profissionais de restauração foi para o restaurante Cova da Loba, em Linhares da Beira, com a Sopa de Perdiz com Boletus, Chitake e Amêndoas em Massa Crocante de Sementes de Sésamo. O Rancho Folclórico de Gouveia, com a Sopa do Magusto foi eleita a melhor sopa das colectividades.

A par das sopas, a edição deste ano do Festival teve uma feira de doçaria tradicional que pretendeu divulgar e promover os sabores doces da região. Apesar da chuva e do mau tempo, os usos e costumes da Serra da Estrela estiveram evidenciados no desfile Memórias D´Antigamente que trouxe à rua algumas entidades que através do seu dinamismo, espírito de iniciativa e participação mostraram as tradições de antigamente. O Festival de Sopas da Serra da Estrela é uma organização da ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, em colaboração com a Junta de Freguesia de S. Paio, Adega Cooperativa de S. Paio, ADRUSPA e Câmara Municipal de Gouveia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *