Monitorização Inteligente dos Parâmetros de Saúde para os 250 alunos do Projeto de Envelhecimento Ativo “Fornos Vida”

O Município de Fornos de Algodres implementa, a partir do próximo mês, um plano de monitorização inteligente de parâmetros de saúde, que irá beneficiar 250 munícipes envolvidos no Projeto de Envelhecimento Ativo “Fornos Vida”.

O plano de monitorização inteligente de parâmetros de saúde, associado à prática contínua de exercício físico, constitui-se como um propósito para trazer benefícios, na condição de saúde e bem-estar, à população abrangida pelo projeto.

A solução de monitorização de parâmetros biomédicos recorre à solução tecnológica OneCare Sensing, desenvolvida e fornecida pela Intellicare. Com recurso a esta tecnologia, todos os beneficiários do projeto, passam a efetuar, uma vez por mês, as suas medições de saúde (tensão arterial, peso, glicemia…) disponibilizando-as de imediato ao seu médico assistente, que as poderá consultar a qualquer momento. O Centro de Saúde de Fornos de Algodres associou-se a este projeto e será a entidade competente para o tratamento dos dados de saúde.

A inovação consiste, principalmente, no facto dos prestadores de cuidados médicos acompanharem à distância os seus utentes, contribuindo assim, para uma clara melhoria da qualidade de vida no concelho de Fornos de Algodres.

Monitorização Inteligente

Monitorização_Inteligente_2

Carnaval Intergeracional em Fornos de Algodres!

Os alunos do Projeto de Envelhecimento Ativo “Fornos Vida” festejaram no dia 24 de fevereiro, o Carnaval em Fornos de Algodres.

Durante a manhã, os alunos presentes expressaram toda a sua alegria no Antigo Salão dos Bombeiros Voluntários, aquando do Baile de Carnaval, dinamizado pelo Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.

De tarde, os alunos do Projeto de Envelhecimento Ativo “Fornos Vida”  juntaram-se ao tradicional Desfile de Carnaval, organizado pelo Agrupamento de Escolas, transformando o mesmo, num desfile intergeracional que coloriu de alegria as ruas de Fornos de Algodres.

A todos os envolvidos o nosso bem haja, deixando igualmente uma palavra de agradecimento à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, pela cedência das instalações para a realização do Baile de Carnaval.

Juntos conseguimos de facto fazer coisas, tão boas como os melhores…eis mais um exemplo!

Tardes Dançantes – Inovação no Projeto de Envelhecimento Ativo

O Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Fornos de Algodres lançou mais uma inovação no Projeto de Envelhecimento Ativo “Fornos Vida”, as Tardes Dançantes.

A primeira Tarde Dançante realizou-se na freguesia de Cortiçô, e o entusiasmo e alegria de todos os participantes atestam a importância e mais valia desta atividade no enriquecimento do projeto.

A Câmara Municipal continuará a procurar inovação na dinamização do projeto, porque essa aposta tem uma impacto direto e notório na melhoria da qualidade de vida dos seniores do concelho.

Festival de Natação para Seniores

O Município de Fornos de Algodres organizou hoje, dia 18 de janeiro, durante a manhã, um Festival de Natação dirigido aos Seniores do Projeto de Envelhecimento Ativo “Fornos Vida”.

Na iniciativa participaram mais de 100 jovens idosos, num clima de felicidade e alegria (como sempre) entre alunos e professores.

O sucesso da atividade é facilmente perceptível nas fotos que disponibilizamos neste artigo.

Boccia no Projeto de Envelhecimento Ativo “Fornos Vida”

O Projeto de Envelhecimento Ativo “Fornos Vida” dinamizado pelo Gabinete de Desporto do Município, apostou na diversificação das atividades para o ano letivo 2016-2017.

Atento às necessidades dos idosos e à importância de lhes criar novos desafios, o Município de Fornos de Algodres, para além das aulas de ginástica e hidroginástica, dos fóruns participativos, das caminhadas e passeios culturais que transitam de anteriores edições, introduziu a disciplina do Boccia em cada uma das localidades que aderiram ao Projeto.

A satisfação dos nossos jovens idosos com a disciplina é contagiante, sendo que, neste momento já participam na aprendizagem do Boccia, 180 alunos. O Boccia, revela-se de facto como uma prática inovadora de sucesso no nosso território, fazendo já parte do quotidiano dos nossos idosos.

A aposta da diversificação das respostas que promovam uma melhor qualidade de vida ao longo da vida, continuará a ser uma prioridade para o Município de Fornos de Algodres.

15036184_1841260719449086_3276360875934215963_n

Festa de Encerramento 7ª Edição Fornos Vida – Projeto Envelhecer Ativo e Saudável

Jornadas Seniores Concelhias, 7 de Abril

O Município de Fornos de Algodres em parceria com outras entidades da comunidade local promove as Jornadas Seniores Concelhias, no dia 7 de Abril, assinalando desse modo o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde.

Pretende-se com esta atividade debater e repensar a “qualidade de vida na terceira idade” introduzindo temas associados à promoção da saúde e segurança dos nossos idosos.

Participe!