Figueiró da Granja

População: 414 Habitantes

Dista da Sede de Concelho: 7,9 km

Área: 11,68 km²

Orago: Nossa Senhora da Graça

É a mais importante, pela sua riqueza e pela sua população, entre todas as freguesias do concelho.
Suavemente reclinada na encosta do Outeiro, entre arvoredos verdejantes e sicomoros floridos, a vila, constantemente beijada pelas doces emanações de frescura que lhe envia o ribeiro da Fonte, que desliza, remansoso e cristalino, a seus pés, entre os milharais pujantes do Prado e as hortas viçosas da Lavandeira, a vila, ia eu dizendo, é bonita, higiénica, bem arejada, cortada de ruas bem lançadas e atravessada NS pela estrada de macadam.
É servida por quatro fontes públicas, a Fonte da Vila, a Fonte Nova e dois chafarizes, que no entanto lhe não fornecem água com abundância.
Tem a nascente Nª Senhora da Copa Cabana, ao norte S. Pedro e St.ª Eufémia, ao poente S. Sebastião, e ao sul S. Silvestre, além das Eiras.Foi a fé dos antepassados que ali ergue estas quatro capelinhas, para serem como sentinelas vigilantes guardas solícitas da povoação. Tem-se conservado, sempre viva e carinhosa, a devoção da vila por estes santos.
Não há na vila nenhuma, palácio nem casa brazonada, mas possui muitas casas antigas de umbrais chanfrados do século XVI, e alguns bons prédios de construção moderna.
Os edifícios públicos mais importantes são a igreja paroquial e as capelas.

Brasão:

Escudo de ouro, figueira arrancada, de verde, frutada de púrpura; em campanha, pano de muralha de negro, lavrado de prata, movente dos flancos e da ponta. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: «FIGUEIRÓ da GRANJA».

Notas Históricas:

O Pelourinho

Enquadramento

Urbano, isolado, situado em terreno um pouco desnivelado, na intersecção da EN 330 com a R. da Botica, caracterizado por casas rústicas e lateral à Capela de São Sebastião.

Descrição

Soco constituído por quatro degraus octogonais, estando o primeiro semi-enterrado no solo; coluna de fuste octogonal com base quadrangular chanfrada nos ângulos e com gola ou anel superior e de secção octogonal;
remate: sobreposição de duas pirâmides de base octogonal, unidas pela base e estando a inferior em posição invertida; apresenta friso na união decorado com motivo em forma de cabo; escudo adossado a NO. do remate e circundado por motivo decorativo em forma de cabo.
O campo de escudo apresenta nove compartimentos cavados nos quais figuram cinco besantes em aspa;remate encimado por coruchéu em forma de cilindro estriado ou esfera armilar muito rudimentar.

Como Chegar a Figueiró da Granja

Origem:
Por exemplo: Lisboa, PT

© Copyright - Município de Fornos de Algodres. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido pela ADSI ligado ao beira.pt