Missão

Defender os interesses, promovendo a coesão e o sentido de servir todas as pessoas do concelho de Fornos de Algodres, com o mesmo espirito de verdade, equidade, transparência e integridade para e com a maior das causas: As Pessoas.

Para e com as pessoas ao serviço do bem comum.

 

Visão

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres visa humildemente preservar e aprofundar a vontade de todas as pessoas que serve, reconhecendo que a confiança depositada nos confere uma responsabilidade acrescida na construção de uma vila centrada nas pessoas. A Câmara Municipal de Fornos de Algodres cumpre a sua missão através de uma gestão dinâmica, prudente e ética, respeitando os valores de solidariedade, integridade, responsabilidade, transparência, eficiência e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do concelho.

 

Valores

Solidariedade – Procurar individuar formas justas de governação, reconhecendo que para estar ao serviço do bem comum devemos estar sobretudo ao serviço dos mais simples

Integridade – Promover uma política de honestidade, equidade rigor e o escrúpulo na gestão dos dinheiros e do património público, alicerçada no respeito pelo próximo.

 

Equidade – Sustentar toda a atuação organizacional em princípios de isenção, igualdade e justiça, nunca ignorando os efeitos decorrentes das medidas como o seu fim último.

 

Responsabilidade – O serviço público deverá ser operado com espírito de missão, dedicação e lealdade, valorizando a cidadania e o serviço público

Transparência – Promover uma atuação politica baseada num conjunto de práticas organizacionais com processos transparentes e relações de reporte (accountability) claras e operativas. Em estrito cumprimento da legalidade, empenha-se em informar e prestar contas da sua atividade, monitorizar e avaliar o seu desempenho e submeter-se à apreciação externa, das entidades fiscalizadoras e dos cidadãos.

Participação – A Câmara Municipal de Fornos de Algodres aposta na mobilização de todas as pessoas do concelho, numa lógica de democracia participativa. Promove e potencia a constituição de parcerias com agentes públicos e privados numa lógica de rede que permita rentabilização de recursos e optimização de resultados.

Eficiência na Gestão – A Câmara Municipal de Fornos de Algodres propõe-se cumprir as suas responsabilidades e a alcançar os seus objetivos estratégicos, com recurso a práticas de gestão orientadas para a maximização dos recursos disponíveis, controlo da despesa pública, no quadro de uma gestão por resultados e do aumento da produtividade dos serviços, promovendo as condições necessárias para um serviço público de qualidade.

Sustentabilidade – Cuidar do presente e do futuro de Fornos de Algodres, conciliando a visão estratégica das necessidades de hoje sem comprometer o amanhã.