Dia Mundial da Água – Fechar a Torneira por 60 minutos

Hoje, 22/03/2021, celebra-se o Dia Mundial da Água.

Em 2019 o Município de Fornos de Algodres atingiu o valor mais baixo de desperdício de água, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

No seguimento das políticas ambientais que a Câmara Municipal de Fornos de Algodres (CMFA) tem vindo a implementar, este ano, devido à pandemia, não irá efetuar atividades presenciais. Nesse sentido, a CMFA associa-se à iniciativa “fechar a torneira” da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).

Denominada por H2Off, a iniciativa visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da Água

Inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Organização das Nações Unidas, esta campanha – denominada por H2Off -tem como objetivo desafiar os Portugueses a “fechar a torneira” durante uma hora, por volta das 22h. Essa monitorização é feita num website criado exclusivamente para o efeito – https://www.h2off-apda.com/

António Guterres, Secretário-Geral da ONU, afirmou em 2020 que: “se o mundo não atuar com urgência, entre 3,5 e 4,4 mil milhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado à água”.

Com este alerta, é importante que cada um de nós, diariamente, transmita a importância que a água tem para a nossa sobrevivência e que, todos juntos, devemos contribuir para o uso racional da água, independentemente do local e meio onde estamos inseridos.

O Futuro da Água, depende de cada um de nós.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

H2OFF