Sensibilização Ambiental com Mascote Mondeguinho – Beba Água da Torneira

No dia 1 de junho de 2023, em comemoração do Dia Mundial da Criança, decorreu uma ação de educação ambiental, dirigida especialmente para as crianças. Esta iniciativa ocorreu ao abrigo do projeto Fornos de Algodres Educa+, projeto financiado através do Fundo Ambiental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Esta ação de sensibilização teve como principal objetivo consciencializar as crianças sobre a importância da poupança de água, incentivando um consumo responsável, bem como destacar as vantagens do uso da água da torneira em detrimento da água engarrafada. A nova mascote Mondeguinho este presente, tendo animado e interagido com as crianças, e promovendo uma dinâmica divertida a esta ação.

Foram distribuídos materiais educativos, nomeadamente a brochura “Bebe Água da Torneira!”, que contém dicas práticas para o uso consciente da água no dia a dia. As crianças foram também incentivadas a levar as informações e materiais para casa e a partilhar com os seus familiares, promovendo assim um maior impacto da ação de sensibilização e a disseminação dos conceitos apresentados.

O projetoFornos de Algodres Educa+”, publicada a aprovação no dia 02/02/2023, referente à candidatura, submetida no dia 24/08/2022, do aviso n.º 14199/2022, de 18 de julho, publicado no Diário da República n.º 137, 2ª série, intitulado “Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022”, tem vindo a destacar-se como uma importante ferramenta de educação e consciencialização ambiental na região, estando previstas diversas ações educativas subordinadas às temáticas da Água e dos Resíduos.

Esta ação de sensibilização, promovida no Dia Mundial da Criança, reforça o compromisso do município em envolver a comunidade, especialmente os jovens, na construção de um futuro mais sustentável e consciente.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS12ODS17ODS11