Apresentação Pública do Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na origem de Biorresíduos no Concelho de Fornos de Algodres

Em cumprimento do disposto do n.º 6.1.9 do Despacho n.º 7262/2020, de 17 de julho de 2020 do Fundo Ambiental e do contrato de financiamento assinado entre o Fundo Ambiental e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, decorreu no dia 02/06/2021, pelas 19:00, no Edifício da Câmara Municipal, a apresentação pública do relatório preliminar – que se encontra em consulta pública – do Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na origem de Biorresíduos no Concelho de Fornos de Algodres.

O Grupo de Trabalho do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Rodrigues, apresentou os vários cenários que podem ajudar à definição da estratégia e das ações a desenvolver no que diz respeito à gestão dos biorresíduos em toda a área do concelho, em articulação com as políticas nacionais e europeias em matéria de gestão de resíduos.

O estudo desenvolvido, em articulação com a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), RESIESTRELA e Município, prevê a implementação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos e a implementação da compostagem doméstica e comunitária.

Recordamos que Portugal é obrigado a assegurar a sua recolha seletiva ou a sua separação e reciclagem na origem até 31 de dezembro de 2023 e, o presente estudo, irá ajudar o nosso Concelho a estruturar uma estratégia para responder a essa obrigatoriedade.

A apresentação pública contou com a presença dos Senhores Presidentes de Junta de Freguesia, com representantes da AMCB, da RESIESTRELA, do projeto Eco-Escolas, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Dr. Manuel Fonseca, assim como de outras pessoas interessadas.

ODS12ODS11