Eco-Escolas – Hastear da Bandeira (2021/2022) e Dia Mundial do Meio Ambiente

Na passada 6a feira, dia 3 de junho de 2022, foi hasteada a Bandeira Verde Eco-Escolas 2021/2022 nas três escolas do Agrupamento Escolar de Fornos de Algodres (Escola Secundária e Básica de Fornos de Algodres e Básica de Figueiró da Granja). Antes de hastear a bandeira, os alunos do Secundário realizaram uma acção de Plogging, uma prática desportiva que consiste em munir-se de um saco (mochila ou saco do lixo) para“apanhar” lixo fazendo pequenas passadas como para o jogging e que tem como lema “Um corpo são num ambiente são.”

O projeto Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Neste dia Mundial do Meio Ambiente, que hoje (05/06/2022) se comemora, com a temática “Uma Só Terra”, e o qual não podíamos deixar passar, voltamos a vincar a importância da consciencialização da temática, na protecção ambiental do nosso território, como alavanca de identidade, singularidade e desenvolvimento futuro. É um trabalho que continuaremos, assumidamente, a aprofundar, junto de toda a comunidade e, particularmente, junto dos nossos jovens, porque deles é o futuro do nosso território.

Um agradecimento a todos os coordenadores do Projeto Eco-Escolas, bem como à Direção do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

Este dia comemorativo e a respetiva ação contribuem diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.º 13, 15 e 17, e e está inserida no Projeto Ambiental “Educa +” (P12) do, Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, aprovada em Assembleia Municipal no dia 30/12/2021.

Por Fornos, Seja Consciente, Pense no Ambiente.

#UmaSóTerra.

ODS17ODS13ODS15