Educação Ambiental nas Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC)
A educação e sensibilização para a preservação do nosso meio natural, focado sobretudo nos mais jovens, é uma tarefa imprescindível nos dias que correm, e indispensável na perspetiva da construção de uma sociedade que se quer cada vez mais equilibrada, harmoniosa e sustentável.
Nesse sentido e no âmbito da Estratégia Municipal Ambiental (EMA) 2022-2025, fechámos o programa para a Atividade de Enriquecimento Curricular de “Educação Ambiental” (AEC-EA).
Trata-se de um programa estruturado para os alunos do 1º ciclo, com o seu foco principal na preservação e defesa dos valores ambientais. Com a sua implementação, pretende-se o desenvolvimento de atividades de educação e sensibilização, quer em espaço escolar, quer em saídas de campo.
O programa da AEC-EA, para o ano letivo de 2022/23, apresentado no presente documento, foi articulado e delineado com o Agrupamento Escolar de Fornos de Algodres (AEFA) e pensado para este nível de ensino, incluindo componentes teóricas sólidas, acompanhadas por atividades lúdico-pedagógicas, para consubstanciação dos conhecimentos adquiridos.
Porque, acreditamos, a educação e sensibilização para a preservação do nosso meio natural, focado sobretudo nos mais jovens, é uma tarefa imprescindível e indispensável na perspetiva da construção de uma sociedade que se quer cada vez mais equilibrada, harmoniosa e sustentável. E isto é particularmente importante porque sentimos um certo desfasamento dos nossos jovens com o território onde vivem. Um afastamento no contacto com o nosso património natural, com a “terra”, com aquilo que, no fundo, nos distingue e nos torna diferentes.
Sentimos, enfim, que é importante e relevante para os nossos alunos uma certa formatação com a vivência própria dos maiores aglomerados urbanos mas, ao mesmo tempo, temos a certeza que a preservação da sua identificação rural, da sua ligação ao território que os viu nascer, é fator diferenciador e potenciador, quer deles quer do próprio território.
Este programa irá contribuir diretamente para vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), para o qual o Município de Fornos de Algodres assinou a Carta de Compromisso da Plataforma ODS Local – Plataforma Municipal dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na qual se comprometeu informar, capacitar, divulgar e interligar diferentes agentes económicos para o seu desenvolvimento.
Seja Consciente, Pense no Ambiente.