Floresta Segura 2021 – Ação de sensibilização

Inserido nas ações de sensibilização da campanha “Floresta Segura 2021”, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres recebeu no dia 22 de fevereiro de 2021, o Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda Nacional Republicana (GNR), que contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, dos Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho e com o Gabinete Técnico Florestal.

Esta ação, à semelhança dos anos anteriores, teve como objetivo despertar consciências para a importância da defesa da floresta contra incêndios, através da adoção de procedimentos preventivos sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível, de forma a prevenir os riscos de incêndio florestal.

Recorde-se que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edificações têm até dia 15 de abril (data atualizada) para proceder à limpeza das suas propriedades, no âmbito do regime excecional das redes de faixas de gestão de combustível preconizado no Orçamento de Estado para 2021, sendo que o incumprimento da lei implica um processo de contraordenação, punível com multas que vão até 10.000 euros, no caso de pessoa singular, e até 120.000 euros, no caso de pessoas coletivas.

Para mais informações devem contactar o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.

ODS15