Município de Fornos de Algodres hasteia Bandeira Eco XXI pela 1ª vez

Este reconhecimento é fruto do trabalho de todos os funcionários pelo empenho e crescente conscientização sobre a importância de políticas ambientais sustentáveis, isto não seria possível sem a ajuda de todos vós.

No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho de 2024, o Município de Fornos de Algodres promove, junto dos funcionários, o hastear da Bandeira Verde: Eco XXI, pela primeira vez.

O hastear da bandeira que decorrerá no Jardim Municipal pelas 12h00, seguido de um brinde de honra, é um momento simbólica de reconhecimento pelo trabalho que tem desenvolvido, nas mais diversas áreas, nos últimos anos, todos os funcionários do Municipio.

Esta conquista resulta de uma política ambiental eficaz, que está sempre presente no nosso dia-a-dia da governança. O Senhor Presidente afirmou que “estamos muito orgulhosos e satisfeitos com este reconhecimento que, consideramos um passo significativo para colocar Fornos de Algodres no mapa da sustentabilidade, sempre com o foco e determinação de todos os funcionários.”

A Bandeira Verde: Eco XXI é um programa implementado desde 2005, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que pretende anualmente identificar e galardoar municípios em torno de 21 indicadores e mais de 65 subindicadores, que demostrem políticas e práticas de sustentabilidade em diversos temas, (como a educação ambiental, cidadania, governança e participação pública, alterações climáticas…)  motivando, desta forma, os municípios e cidadãos para a importância do seu envolvimento no processo de transição para uma sociedade mais responsável.

Administrado pelo ABAE FREE Portugal em parecia com a MEO, a Bandeira Verde: Eco XXI simboliza um compromisso com a sustentabilidade, identifica e reconhece as boas práticas ambientais e sociais nos territórios em Portugal. Desafia as entidades governamentais e a população em geral a projetar a construção de um futuro melhor.

Recordamos que na edição de 2023, candidataram-se a este programa Municípios ECOXXI cerca de 66 municípios portugueses, sendo que apenas foram atribuídas 59 Bandeiras Verdes Eco XXI e o Município de Fornos de Algodres foi um dos contemplados.

Gostaríamos de expressar o nosso profundo agradecimento a todos os funcionários do município bem como a toda a população. Este prémio pertence a todos nós pelo empenho e crescente conscientização sobre a importância de políticas ambientais sustentáveis, isto não seria possível sem a ajuda de todos nós.

Vamos continuar a construir um melhor e mais sustentável futuro. Juntos!

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

Programação:

ODS17ODS13