Municipio de Fornos de Algodres presente no programa Study Tour 2023, promovido pela Associação ZERO

No seguimento das politicas ambientais no setor dos resíduos, o Municipio de Fornos de Algodres esteve presente no programa “Study Tour 2023 no País Basco”. Uma oportunidade importante para conhecer o caminho que temos de trilhar.

A convite da Associação Sistema Terrestre Sustentável ZERO, o Municipio de Fornos de Algodres esteve presente através do Chefe de Gabinete do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Bruno Costa, e a técnica do Gabinete Técnico Florestal, Eng.ª Inês Madeira, entre os dias 22 a 24 de março de 2023, no programa “Study Tour ao País Basco”.

Com a participação de entidades privadas, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da ERSAR e diferentes Municipios Portugueses, esta visita de trabalho teve como objetivo conhecer a implementação de estratégias “Zero Resíduos” nos Municípios de Hernani, Astigarraga e da Comunidade Intermunicipal de Sasieta, bem como a partilha de conhecimentos e boas práticas entre os técnicos, dirigentes e decisores dos Municípios Portugueses.

Desde exemplo como: a recolha porta-a-porta, a compostagem comunitária e projetos de prevenção de desperdício alimentar, foi possível perceber o caminho que em Portugal têm de trilhar para atingirmos, todos juntos, as metas do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU), publicado em Diário da Républica em 24 de março de 2023.

No seguimento das candidaturas na área dos biorresíduos aprovadas pelo Fundo Ambiental e as políticas ambientais em execução e aprovadas em Assembleia Municipal no dia 30/12/2021, através da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, especificamente no Projeto Economia Circular e Biorresíduos (P07), do Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3), é objetivo deste executivo implementar medidas de gestão de biorresíduos, seja pela separação e reciclagem na origem através implementação da compostagem comunitária, quer seja pela valorização dos resíduos verdes provenientes dos jardins municipais.

Este projeto irá contribuir diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS12ODS17ODS11