Óleos Alimentares Usados – Balanço 2022

Em 2022 , com a sua ajuda, encaminhamos 808 kg de óleos alimentares usados, para destino final licenciado.

Em 2022, através da empresa certificada “HARDLEVEL – Energias Renováveis, Lda”, com o código APA00430382, foram encaminhados para destino adequado e licenciado: 808 kg de óleos alimentares usados (OAU). Comparando com o ano de referência (2017) que foram recolhidos 50 kg, estamos a falar de um aumento de mais de 1500%.

Este trabalho, à semelhança dos anos anteriores, é fruto da parceria entre o Município de Fornos de Algodres com a Associação de Municipios da Cova da Beira (AMCB).

Estes resultados foram alcançados pelo trabalho de sensibilização efetuado nos últimos anos – por exemplo a campanha em parceria com a EPAL: “Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!”, bem como o da remodelação e alargamento da rede de oleões, efectuada, pelo Município e AMCB, em 2019.

É importante (re)lembrar que a eliminação dos óleos alimentares usados (OAU), em locais não apropriados e através dos coletores urbanos, dificulta e onera os sistemas de gestão de águas residuais, com repercussões negativas ao nível das tarifas do saneamento, e comporta um risco associado de contaminação dos solos e das águas subterrâneas e superficiais.

Continuaremos atentos às necessidade da população e, em caso de necessidade, não hesitaremos em alargar a oferta da rede de oleões.

Esta iniciativa está inserida no Projeto Economia Circular e Biorresíduos (P07), do Projeto Economia Circular e Biorresíduos (PM3) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 e contribui diretamente para os ODS n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS06ODS12ODS03ODS11