Pagamentos eletrónicos – Balanço 2022

Em 2022 atingimos 87,39% de pagamento por meios eletrónicos.

Antes de janeiro de 2020 – ano em que o Município de Fornos de Algodres modernizou a fatura da água, que passou a incluir a modalidade de pagamento através de referência multibanco – apenas 56% das faturas eram pagas através de meios eletrónicos. Após a reformulação de 2020 e apenas em 3 anos esse valor subiu, em finais de 2022 para 87,39%.

Atualmente, apenas 13% da população residente efetua o pagamento em dinheiro, contra os 44% de 2019. Poupa-se logística associada e o serviço é muito mais cómodo para os munícipes. É, sem dúvida, uma excelente evolução mas gostávamos de baixar ainda mais os 13% que continuam a pagar em dinheiro.

Sabemos que esta percentagem está associada aos mais idosos que, muitas vezes, não têm conhecimento ou sentem-se pouco à vontade com estas novas modalidades. Mas a transição é muito simples, segura e cómoda de efetuar, particularmente para a modalidade de débito direto, que não obriga a qualquer tipo de deslocação.

Sabemos, igualmente, que muitas dessas pessoas não têm acesso aos meios digitais e é por isso que apelamos a familiares que os possam elucidar e ajudar na transição, onde todos ficam a ganhar. Basta dirigirem-se ao Município ou pedir através de e-mail.

Dos 87% que já efetuam o pagamento através de meios eletrónicos, 64% utilizam a modalidade de débito direto e 22% a referência multibanco.

A modernização administrativa nos diferentes serviços da Câmara Municipal é, sem dúvida, uma aposta deste Executivo Municipal.

Esta iniciativa contribui para no Projeto de Monitorização da Gestão de Resíduos (P08), do Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 e contribui diretamente para os ODS n.º 12 {Produção e consumo sustentável} e 13 {Ação Climática }.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS13ODS12