Visita a St Consorce - Vila Francesa Geminada com Fornos de Algodres

No âmbito da geminação constituída em 2013 entre o Município de Fornos de Algodres e a Mairie de Sainte Consorce, uma delegação do Município de Fornos de Algodres visitou esta bonita vila francesa no fim-de-semana de 12 a 15 de julho.

A delegação de Fornos de Algodres foi recebida pelo Presidente de Sainte Consorce – Jean-Marc THIMONIER pelo presidente da Associação do Comité da Geminação de Sainte Consorce – Pascal DIDELET – e pela comunidade portuguesa originária do concelho de Fornos de Algodres que reside nesta região.

Durante esta visita aprofundaram-se laços de amizade entre as duas vilas, e foram definidas algumas estratégias futuras no âmbito do desenvolvimento da geminação, nomeadamente:

1. Agendamento de uma visita de 8 crianças e 7 adultos de 22 a 25 de outubro a Fornos de Algodres, de modo a incorporar os jovens de Sainte Consorce no contexto escolar de Fornos de Algodres durante esse período. Ficou igualmente acordado que seria lançado o desafio à turma onde forem inseridas as crianças de Sainte Consorce de fazerem o percurso inverso, durante o ano de 2020, em data a agendar entre o Município de Fornos de Algodres e a Mairie de Sainte Consorce.
  2. Foi definido o plano de trabalhos para os alunos da Escola Mfr Sainte Consorce, que estarão em Fornos de Algodres durante o mês de junho de 2020.
  3. Definição da calendarização do plano de ação de fomento da geminação para 2020.

O Município de Fornos de Algodres agradece na pessoa do seu presidente Jean-Marc THIMONIER, todo o envolvimento criado em torno da nossa comitiva, agradecendo igualmente à nossa comunidade portuguesa o modo tão entusiasta como recebeu a nossa delegação.