Requalificação do Jardim Quintas da Vila
Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética
23-06-2017
99 375,00 EUR
Com a construção deste espaço, pretendeu-se por um lado, eliminar definitivamente uma zona atualmente inculta, conferindo-lhe a utilidade primeira a que se destinava como espaço de lazer e descanso, esteticamente inserida na paisagem urbana, e por outro servindo como local de homenagem aos antigos combatentes do ultramar português.
Com uma área aproximada de 1.650,00 m2, o local apresenta-se no limite do aglomerado urbano, sendo delimitado a nascente, norte e poente por zona habitacional e a sul pela Estrada Nacional 16 e a zona de culto à Nossa Senhora da Graça.
Pretendeu-se com esta operação de construção do jardim, localizado nos espaços verdes incluídos no PARU, conferir-lhe a utilidade primeira a que se destinava como espaço de lazer e descanso, esteticamente inserido na paisagem urbana. O jardim será composto:
– Passeio superior
– Talude de arbustos
– Patamar intermédio
– Patamar principal (Passeio envolvente a todo o patamar; Átrium
Central; Canteiro de rastejantes; Canteiro de arbustos; Relvado;
Sebe; Canteiro de Entrada
A estratégia PARU centra-se no Centro Urbano de Fornos de Algodres cuja a área de intervenção coincide com a da ARU. Ação concorre para a melhoria da natureza do espaço, ou seja, o objetivo específico “melhoria do ambiente urbano” – centro histórico de Fornos de Algodres, nomeadamente a requalificação urbana do jardim Quintas da Vila ao nível da requalificação urbana do espaço público.
Esta estratégia apresenta coerência e articulação das intervenções com os objetivos do programa operacional, e a mobilização da prioridade de investimentos 6.5, é enquadrada nas intervenções propostas nas tipologias passíveis de apoio e nos objetivos estratégicos da prioridade de investimento.