FICHA DO PROJETO

Fornos de Algodres EDUCA+

O projeto “Fornos de Algodres Educa+”, concebido pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, enquadra-se no Programa Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022, publicado sobre o Aviso n.º 14199/2022.

Este projeto, desenvolvido e promovido pelo Município de Fornos de Algodres, demonstra um claro compromisso e enquadramento na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) e na Estratégia Municipal do Ambiente 2022-2025 (EMA), documento estratégico elaborado pelo executivo do Município de Fornos de Algodres e aprovado em Assembleia Municipal no dia 30/12/2021, que apresenta de forma integrada, as linhas orientadoras da estratégia do Município para a área do Ambiente, de 2022 a 2025.

Assim, as iniciativas que foram implementadas têm um enquadramento nos Programas e Projetos Ambientais previsto na EMA 2022-2025, nomeadamente no Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) e no Programa de Educação Ambiental (PM6).

Com este projeto, o Município de Fornos de Algodres, implementou 4 atividades de Educação Ambiental, particularmente direcionadas para as temáticas da promoção da qualidade da água, da valorização do território e da economia circular, envolvendo toda a comunidade local, bem como o setor HORECA e o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

02-02-2023

58.335,15 EUR

A água é um recurso indispensável para a vida humana, para o ambiente e para a economia, sendo que carece de proteção e conservação, para assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas e dos serviços prestados por estes à sociedade. Assim, o presente projeto visa a promoção do consumo da água da torneira, como mote para sensibilizar a população para a manutenção da qualidade da água para consumo humano e para o seu uso sustentável. Adicionalmente, promover o consumo de água da torneira tem um reflexo na diminuição da utilização de garrafas de plástico de uso único, contribuindo para a diminuição dos resíduos gerados pelos consumidores. Os resíduos é também uma das temáticas que tem destaque no presente projeto, nomeadamente os resíduos orgânicos domésticos e as borras de café. A fração biodegradável de resíduos urbanos, também designada por biorresíduos, representa uma elevada fatia dos resíduos indiferenciados, sendo estes os principais responsáveis pela contaminação do fluxo geral de resíduos. Adicionalmente, a valorização dos biorresíduos representa uma oportunidade de obtenção de recursos, nomeadamente a partir da sua valorização biológica e energética, contribuindo para uma economia mais neutra em carbono e alinhada com o Pacto Ecológico Europeu. Assim, o presente projeto prevê a realização de ações direcionadas para a sensibilização de jovens em idade escolar, empresas do setor HORECA e instituições, que visam promover a separação, reutilização e valorização dos resíduos orgânicos produzidos no concelho, aliando o conceito da economia circular.

Deste modo, o projeto executou ações específicas e de caráter prático que tiveram como finalidade sensibilizar os jovens em idade escolar e dar-lhe os meios e ferramentas para a adoção de práticas ambientais mais sustentáveis no seu lar. Adicionalmente, no âmbito do projeto, foram realizadas ações de capacitação e formação em Educação Ambiental, com efeito multiplicador, que procuraram disseminar o conhecimento e a reflexão sobre a adoção de práticas ambientais mais sustentáveis, nomeadamente nas atividades económicas ligadas ao turismo e ao setor social, bem como contexto escolar. A promoção de campanhas de comunicação, com foco em disseminar a informação e conhecimento que pretendem potenciais a alteração de paradigma na relação dos cidadãos e jovens com a utilização e consumo de água da torneira, na valorização dos resíduos alimentares domésticos e na valorização do património natural.

Notícias da Candidatura:

Vídeos do projeto: