Limpeza e Higienização dos Reservatórios de Água do Concelho de Fornos de Algodres – 2023

Limpeza e Higienização - 2023

À semelhança dos anos anteriores – 2019, 2020, 2021 e 2022 -, o Municipio de Fornos de Algodres fez a limpeza e higienização anual dos Reservatórios de Água do Concelho de Foros de Algodres, de acordo com a recomendação n.º 01/2018 da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Esta ação, que decorreu em novembro de 2023, visou aprimorar os níveis de segurança do sistema de distribuição de água, mantendo a alta qualidade do abastecimento no concelho de Fornos de Algodres. De acordo com a entidade reguladora, a conservação/manutenção, limpeza e higienização de reservatórios é fundamental na gestão da qualidade da água, uma vez que a superfície de um reservatório se encontra em contacto com a água destinada ao consumo humano. Este tipo de intervenção é feito para garantir a qualidade da água ao longo da rede de adução e distribuição, para que não haja alterações das suas características.

No decorrer dos trabalhos, para além de terem sido feitas pequenas pinturas necessárias, foram feitas desmatações a todos os recintos das infraestruturas, bem como feita a inspeção e identificadas patologias do estado de conservação dos reservatórios que serão resolvidas brevemente.

Esta ação de limpeza, higienização e manutenção dos reservatórios inserida no Projeto de Manutenção e Requalificação dos Reservatórios de Água e Condutas de Água (P03), do Programa Municipal de Gestão Hídrica (PM1) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 3 {Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades} e 6 {Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos}.

Um agradecimento à população pela compreensão e a todos os Presidente de Junta de Freguesia.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS06ODS03