Municipio de Fornos de Algodres cria Circuito de Recolha de Borras de Café

As borras de café recolhidas todas as sextas-feiras, pela equipa de jardinagem, tem como destino a ilha de compostagem e a utilização para valorização dos solos em todos os jardins e estádio Municipal.

O Município de Fornos de Algodres está a liderar o caminho para uma comunidade mais sustentável com o projeto “Resíduos Orgânicos com Valor”. Esta iniciativa, inserida no Programa “RecolhaBio” da CIMBSE e financiada pelo Fundo Ambiental, visa a promoção da recolha seletiva dos resíduos orgânicos e a sua transformação em recursos de valor acrescentado.

Entre os dias 17 e 28, do mês de julho de 2023, realizou-se uma sessão de capacitação, informação e conscientização inovadora na região, com os empresários e colaboradores do setor HORECA.

Com a ajuda de um grupo de jovens do programa “Férias Desportivas 2023”, o Município distribuiu contentores específicos para a recolha de restos de resíduos verdes nas floristas e de borras de café nos estabelecimentos do setor HORECA, aderentes à causa e que agora fazem parte do circuito de borras de café monitorizado pelo projeto.

A borra de café constitui um adubo orgânico, de cobertura, rico em nitrogénio (azoto), que é um macronutriente primário essencial às plantas, sendo o responsável pelo seu desenvolvimento e crescimento, atuando diretamente no processo de fotossíntese, bem como no processo de renovação celular.

Os restos de resíduos verdes das floristas serão triturados e as borras de café recolhidas todas as sextas-feiras, pela equipa de jardinagem, tem como destino a ilha de compostagem, implementada no âmbito deste projeto, e a utilização para valorização dos solos em todos os jardins municipais. Com esta ação pretendemos transformar um resíduo que, em circunstâncias normais, ia para o contentor de resíduos sólidos urbanos e posteriormente para aterro em matéria orgânica útil, beneficiando o ambiente e a comunidade.

O Município de Fornos de Algodres agradece a participação ativa dos envolvidos e a sua dedicação em contribuir para um futuro mais verde e sustentável. Estamos a construir uma mudança duradoura e significativa, uma ação de cada vez.

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

Municipio de Fornos de Algodres Circuito de Borras de Café
ODS12ODS17ODS11