Município de Fornos de Algodres garante Ensino à Distância para todos os alunos do 1º Ciclo

A Autarquia de Fornos de Algodres iniciou, ontem, 23 de abril de 2020, a entrega de computadores e acessos à internet aos alunos, identificados pelo Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, que não possuem meios informáticos que lhes permita o acesso aos conteúdos digitais do atual ensino à distância.

Nesta primeira fase foram distribuídos equipamentos informáticos aos alunos do 1.º ciclo, garantindo assim, que não haverá alunos do 1º ciclo do ensino básico, no concelho, sem computador ou acesso à internet.

No decorrer da próxima semana iniciar-se-á a segunda fase, com distribuição dos mesmos equipamentos, aos restantes alunos do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, privados destes meios, conforme listagem recebida do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

Os alunos irão receber os equipamentos, a título de empréstimo, para utilização durante o tempo necessário à conclusão do ano escolar.

Terminado este período, parte destes equipamentos poderão ser utilizados pelo Município para reforçar e melhorar a aposta no Ensino da Programação e Robótica no 1º ciclo, ou em alternativa, serem disponibilizados para dar resposta a eventuais dificuldades no acesso ao Ensino à Distância, uma vez que os equipamentos estão alinhados com as especificações requeridas pelo Ministério da Educação.

Paralelamente, no âmbito das medidas excecionais como resposta ao COVID-19, o Município de Fornos de Algodres garantiu, já esta semana, a entrega de fichas e recursos educativos aos alunos sem condições para imprimir os mesmos.

O Município de Fornos de Algodres agradece publicamente à Direção do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres o contributo dado para o desenho destas soluções, a todos os Professores do Agrupamento pela forma incrivelmente rápida como se estão a adaptar a estas novas metodologias, aos assistentes técnicos e operacionais que continuam a dar suporte para que a rede educativa funcione,  à Associação de Pais pela partilha das preocupações dos Pais e Encarregados de Educação e a todas as famílias do concelho, pela forma empenhada e responsável como têm apoiado as “nossas” crianças.

É assim, com todos, e em comunidade que conseguiremos superar este enorme desafio!