Água e Saneamento

Este eixo, intitulado “Água e Saneamento”, pretenderá retratar as melhores medidas para completar o ciclo urbano da água que engloba todas as fases referidas para as atividades de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, desde a captação da água até à rejeição final da água residual na natureza.

As atividades de abastecimento público de água às populações, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos constituem serviços públicos de carácter estrutural, essenciais ao bem-estar geral, à saúde pública e à segurança coletiva das populações, às atividades económicas e à proteção do ambiente.

A atividade de abastecimento público de água compreende a captação, o tratamento, a elevação, o transporte, o armazenamento, a distribuição e a utilização da água.

Na atividade de abastecimento público de água, são designados dois sistemas distintos: alta e baixa.

A atividade da alta, de responsabilidade da Águas do Vale do Tejo, SA, compreende a captação de água no Açude de Ponte de Juncais, o tratamento na ETA de Ponte de Juncais, a elevação, o transporte e o armazenamento.

A atividade da baixa, responsabilidade do Município de Fornos de Algodres, compreende o caminho da água dos reservatórios até à distribuição, ou seja, à torneira dos nossos Munícipes. Também é obrigação do Município, garantir uma atualização constante de todo o parque de medidores de caudal de todo o Concelho.

A atividade de saneamento de águas residuais urbanas, compreende a descarga, a drenagem, a elevação, o transporte e o tratamento das águas residuais de origem urbana, bem como a sua rejeição no meio hídrico. Esta atividade, também dividida em alta e baixa, sendo de responsabilidade do Município de Fornos de Algodres a baixa, é fundamental para garantir a salvaguarda da qualidade das massas de água.

Nesta atividade de saneamento o Município de Fornos de Algodres, terá como responsabilidade a operação, gestão e manutenção das fossas sépticas do Concelho de Fornos de Algodres.