Educação Ambiental

No Eixo “Educação Ambiental” apontaremos as nossas atividades de educação ambiental, destinadas a vários tipos de público.

A educação ambiental é uma das apostas fortes do executivo da Câmara Municipal, tendo como objetivo a transmissão do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. Desta forma, e de acordo com a Direção Geral de Educação o objetivo consiste na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.

Neste Eixo estarão inseridas as atividades que as nossas Escolas desenvolverem no âmbito do programa Eco-Escolas. O município como parceiro, pretende encorajar e reconhecer o trabalho que as nossas crianças desenvolvem no programa Eco-Escolas, tendo sempre coo objetivo a Educação Ambiental e a sua sustentabilidade.

Assumem-se para tal como principais objetivos:

  • Divulgar e dar a conhecer o património natural presente no Município de Fornos de Algodres;
  • Sensibilizar para a importância da valorização e preservação dos recursos naturais e qualidade do meio ambiente na região do concelho;
  • Promover o contacto com a natureza;
  • Incentivar a criatividade, despertar o espírito crítico e possibilitar a discussão de soluções para os atuais desafios ambientais;
  • Reconhecimento das pessoas que as escolhas pessoais têm reflexo sobre a qualidade do meio ambiente;
  • Promover e contribuir para uma cidadania mais consciente e informada.

Eco-Evento – Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça

Nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça que decorreu entre os dias 16 e 19 de agosto de 2019, não foi permitido a utilização de plástico de uso único e descartável, seguindo as boas prática ambientais que a Câmara Municipal de Fornos de Algodres têm vindo a implementar.

Com a campanha “Um Copo Chega. REUTILIZE.”, foram disponibilizados copos reutilizáveis e devidamente caracterizados com os cabeça de cartaz da Festa bem como, disponibilizadas garrafas com design 100% nacional, reutilizáveis e amigas do ambiente, fruto de uma parceria com a empresa EPAL.

Esta medida inserida na campanha “STOP ao Uso do Plástico”, iniciada em 01/01/2019 pela Câmara Municipal, têm como objetivo principal eliminar os resíduos de plástico (de uso único e descartável) produzidos no recinto do evento.

Em Fornos de Algodres, todos os Eventos são Eco-Eventos ♻️.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Eco-Evento – Festival da Biodiversidade

No Festival da Biodiversidade que decorreu entre os dias 19 e 21 de julho de 2019, não foi permitido a utilização de plástico de uso único e descartável, seguindo as boas prática ambientais que a Câmara Municipal de Fornos de Algodres têm vindo a implementar.

Com a campanha “Um Copo Chega. REUTILIZE.”, para além dos copos as garrafas também foram amigas do ambiente. Assim, através da parceria com a empresa EPAL o evento foi coberto exclusivamente com garrafas reutilizáveis com um design 100% nacional.

Na caminha noturna deste festival, todos os participantes receberam sacos de pano “amigos do ambiente”, com muita arte. Neles estavam desenhados pela Artista Plástica, Patrícia Oliveira, o Cardo, a Urtiga e o Narciso.

Em Fornos de Algodres, todos os Eventos são Eco-Eventos ♻️.

Eco-Evento – Fornos de Algodres Youth Cup 2019-Daral Seguros

No evento “Fornos de Algodres Youth Cup 2019-Daral Seguros” que reuniu mais de 45 equipas nos fins de semana de 22 e 23, 29 e 30 de junho de 2019, não foi permitido a utilização de plástico de uso único e descartável, seguindo as boas prática ambientais que a Câmara Municipal de Fornos de Algodres têm vindo a implementar.

Com o objetivo de oferecer as melhores opções ambientais às mais de 1.500 pessoas que nos visitam, foi celebrada uma parceria entre a Câmara Municipal de Fornos de Algodres e a EPAL.

Esta parceria permite que todas as pessoas possam adquirir uma garrafa ecológica, inovadora, 100% nacional, amiga do ambiente e reutilizável.

Em Fornos de Algodres, todos os Eventos são Eco-Eventos ♻️.

5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente

No passado dia 5 de junho de 2019, Dia Mundial do Ambiente, os alunos do primeiro ciclo de Fornos de Algodres, aprenderam mais sobre algumas das mais impressionantes capacidades e curiosidades de muitos animais, com uma palestra intitulada – Animais que são Super-Heróis!

EcoJOVEM – Uso excessivo de plásticos

O presente vídeo foi realizado no âmbito do Programa de Ocupação de Tempos Livres, pela segunda turma do EcoJOVEM, no ano de 2018. Foi-lhes pedido que elaborassem um conteúdo multimédia em que se debatesse o uso excessivo de plásticos pela sociedade actual.

Participantes:

  • Ana Carolina Costa
  • Daniel de Pina
  • Fabiana Pereira
  • Joel Matos Domingues
  • Luís Duarte
  • Madalena Fonseca
  • Nelson Almeida
  • Raquel Marques