Economia Circular

No presente Eixo, o Município de Fornos de Algodres pretende criar condições para o envolvimento da alteração de uma economia linear, para uma economia circular.

A transição para uma economia circular exige a promoção do uso eficiente de recursos, através de procedimentos e comportamentos assentes na desmaterialização, na reciclagem, na reutilização e na valorização de materiais, de forma a extrair o máximo de utilidade dos bens e equipamentos, prolongando o seu ciclo de vida e contribuindo, assim, decisivamente, para uma eficaz redução na produção de resíduos.

No presente Eixo, o Município de Fornos de Algodres pretende criar condições para o envolvimento da alteração de uma economia linear, para uma economia circular. Para esta transição, iremos trabalhar assentes na seguinte estratégia:

– Produção e utilização inteligente;

– Prolongar a vida útil de produtos e dos seus componentes;

– Aplicação úteis de materiais.

Em suma, na economia circular o valor dos produtos e materiais é mantido durante o maior tempo possível, a produção de resíduos e a utilização de recursos reduzem-se ao mínimo e, quando os produtos atingem o final da sua vida útil, os recursos mantêm-se na economia para serem reutilizados e voltarem a gerar valor. É a substituição do conceito de «fim-de -vida» da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação.

É na sequência destas ideais que em 2015 a Comissão Europeia adota o «Plano de Ação para a Economia Circular», visando garantir o crescimento sustentável na União Europeia e estimular a transição da Europa para uma economia mais circular.

Epal – Projecto Água: Circular por Natureza

Noticias

A evolução.

Diferença entre a economia linear, reciclagem e a economia circular.